Dear Mom

Photo of Andre Felix
Date: 2015-07-07 15:43:45 // Categories: Z Culture,
By: Andre Felix
Date: 2015-07-07 15:43:45 // Categories: Z Culture,

André Felix, Zimmerman’s newest SVP Digital Creative Director, recently returned from the Cannes Lions International Festival of Creativity with three prestigious Lions to his name. When asked to write about his experience, Felix penned this beautiful letter to his mother, describing what winning at Cannes means for himself and for his native country of Brazil. Rather than diluting the meaning of Felix’s words through translation, we have decided to share his message as it was written: in his native tongue.

If you happen to speak Portuguese, enjoy. If not, not to worry. Andre’s love for his craft transcends words.

Mãe, ganhei um leão de ouro em Cannes!!! Filho, o que é Cannes? O que é Leão de Ouro?

Mãe, todos os anos acontece na França em um lugar chamado Cannes a maior reunião de profissionais de marketing, comunicação e publicidade, assim como a premiação de maior prestígio mundial. Todo ano, mais de 12 mil delegados de 95 países da indústria da propaganda e áreas afins comparecem ao evento para reconhecer o melhor da criatividade nos diversos meios de comunicação, discutir assuntos da indústria e promover intercâmbio.

Mais de 40 mil peças são exibidas no Festival, que conta com uma programação especial com 60 seminários e 30 workshops organizados por alguns dos maiores nomes da indústria da comunicação. Empresas vencedoras recebem o cobiçado Leão, prestigiando as melhores criações para todas as plataformas de mídia.

Durante uma semana, seja no Palais ou fora dele, agências, veículos e anunciantes cumprem quase um ritual de repactuação de nossas relações que, consequentemente, acabam no fortalecimento do mercado. As conversas que quase geralmente começam com um papo casual, via de regra, acabam enveredando para um assunto de mercado. E como todos sabem, é nos ambientes informais que surgem as melhores ideias e os bons negócios.

Um festival dedicado a criatividade e o principal valor é a ideia. Grandes marcas e corporações ao redor do mundo passam a enxergar uma nova forma de se relacionar com seus consumidores, compreendendo cada vez mais que em um mundo conectado e globalizado como este é preciso saber fazer a diferença na vida das pessoas. E nós, como criativos e como agência, teremos cada vez mais o desafio de criar ideias inovadoras para construir marcas, produtos e crescer o números de vendas das empresas que nos contrata.

Mãe, quero comentar dois pontos com a senhora, o primeiro é sobre a categoria que deu origem ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions – Filme

O vencedor do Grand Prix foi o filme sobre os cem anos da máquina fotográfica alemã Leica, produzido pela Stink e criado pela agência brasileira F/Nazca Saatchi & Saatchi, foi uma das provas da variedade das peças audiovisuais premiadas em Cannes. Enquanto o filme da Leica tem um tom solene e reproduz fotografias famosas do último século, houve também espaço para humor, irreverência e emoção entre os filmes premiados durante o festival de Cannes de 2015.

Entre os vídeos mais divertidos, destaco o brasileiro “Todo Mundo é Gay”, criado pela NeogamaBBH para o festival de filmes Mix Brasil. O filme, que brinca com os estereótipos sociais brasileiros sobre comportamentos homossexuais, foi premiado com um Leão de Ouro em Film Craft por causa da música, que usou como base Carmina Burana.

Vencedor do Grand Prix em Film na subcategoria especializada em ações virais para a internet, a ação da seguradora americana Geico chamou a atenção por posicionar a logomarca da companhia no centro da tela durante toda a duração do filme. Em um único plano, a criação da The Martin Agency mostra um cachorro destruindo um típico jantar de uma família americana.

Dentro dos vídeos que apelam para a emoção do espectador, a rede de lojas britânica John Lewis teve o melhor desempenho – e levou o Grand Prix em Film Craft. O filme foi parte de uma ação que envolveu a criação de um personagem – o pinguim Monty – para uma campanha de Natal da varejista. O vídeo já teve cerca de 32 milhões de visualizações no YouTube.

Mas não parou por aí. A agência responsável pela campanha, a Adam+EveDDB, de Londres, também aproveitou o personagem e transformou a história em um livro infantil tradicional e em uma experiência de realidade virtual disponível via Google Box.

O segundo e último ponto que trago, é sobre a nova categoria de Innovation Creative Data, pois 2015 foi um ano de expansão sobre o tema e o espaço das palestras e exposições de Innovation deve crescer cada vez mais. A entrada de mais tecnologia no festival é inevitável. E ter a R/GA como agência mais premiada do ano, a primeira “digital” a conseguir a façanha é um sinal de para onde o festival está indo.

Dentre os leões que consegui conquistar com muito suor e lágrimas, quero destacar o Bronze para Huggies Meeting Murilo na categoria Innovation Creative Data, esse leão representa muito, pois é a primeira conquista do meu País nessa categoria e até o momento único.

O meu argumento para os jurados foi:

O aparelho de ultrassom gera um arquivo com uma extensão chamada ‘.Dicom’. É um arquivo difícil de ser interpretado. Pegamos esses arquivos, modelamos e interpretamos esses dados para que um software 3D pudesse reconhecer o arquivo, depois dessa etapa, tivemos que dar saída desses dados em uma impressora 3D compatível. A modelagem dessas informações, permitiu com que a Tatiana pudesse “ver” com os dedos o Murilo antes mesmo de nascer. Sem essa interpretação, não teríamos o Murilo e a ideia seria outra.

Dona Vera, sei que você ainda tem muitas dúvidas, mas ao longo do tempo vamos conversando por skype que vou explicando todos os detalhes, ok? Não quero ouvir mais a sua voz de preocupada e estou super bem aqui em Fort Lauderdale, continue com fé torcendo por mim aqui nos EUA, pois temos muitos desafios pela frente e a barreira do idioma vem sendo quebrada graças ao carinho e a atenção que venho recebendo todos os dias dos meus novos amigos aqui na agência. Mãe, conquistar um leão não é fácil, mas com a ajuda de muitas pessoas o caminho para essa conquista pode ficar mais curto. Obrigado por todos os ensinamentos que pude ter ao seu lado.

Beijos, muita saudades e vai dar tudo certo sempre.

Share

x